Acerca de mim

A minha foto
Who am I? who cares? no matter. He knows who I am, and that, yes, that cares...

segunda-feira, outubro 09, 2006

E se este fosse... o teu último dia?

O meu marido de há uns dias para cá, anda com uma música na cabeça.
Existe um refrão que ele anda sempre a trautear: "E se hoje fosse seu último dia, o que você faria?"
Isto pode parecer bucólico, melancólico, ou até meio demagogo, podes até achar que é uma pergunta besta, mas a mim, faz-me muito sentido, estando o Paulo (um colega do meu marido), a morrer lentamente no hospital em virtude de uma doença terminal.
Corres, enervas-te por causa do trabalho, por causa do dinheiro, por causa daquilo que não tens.
Mas quando a vida se esvaice entre as mãos, a única coisa que faz sentido, é o amor que se não deu, as discussões que se teve, as relações que não prevaleceram, o esforço que foi aquém para se manter um amor.
Amor pelos pais, amor pela família, amor pelos..., amor.
Perante a eminência de um fim, os pensamentos giram em torno do... AMOR.
Ontem, o Toninho falou acerca de... AMOR. Meditámos em torno desta passagem biblica:
"Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu raciocinio, e, de todas as tuas forças:
este é o primeiro mandamento.
O segundo, idêntico a este, é: Amarás o teu semelhante, como te amas a ti mesmo.
Não há outro mandamento que seja maior do que estes dois mandamentos"
Marcos 12:30-31
"E se hoje fosse seu último dia, o que você faria?" Talvez... valha a pena... meditar nisto.
Tinoca Laroca

11 comentários:

Anónimo disse...

Solicitaria a Deus a mercê de que fizesse com que aqueles que comigo privaram me recordassem como alguém que Amou demais a vida, jamais se conformando com o que lhe era oferecido, mas sempre tentando alcançar o que mais amava, independentemente do resultado final.

Anónimo disse...

Pediria, mais uma vez, a meus filhos, para serem generosos entre si e com as outras pessoas.

Anónimo disse...

É uma pergunta que impõe, entre outras coisas, reformular as nossas prioridades! É enorme a fragilidade humana, como num minuto ou num segundo tudo pode mudar. As Suas misericórdias são a causa de não sermos consumidos...saibamos viver a benção do presente, da vida!
Jinhos e DTA

Lai disse...

Se soubessemos que hoje era o nosso ultimo dia aqui...deveriamos vive-lo exactamente como vivemos o dia de ontem...
isto significaria que a cada dia andavamos em espirito e no espirito!!
De qualquer forma, este post é um desafio para as nós próprios: vamos viver o dia de HOJE como se fosse o nosso último dia!!

Abraços e DTA
Lai

Anónimo disse...

Tinoca: Li um comentário teu no blogue do Lou Mello e tinha que vir aqui dizer-te o quanto gostei de o ler: entre várias coisas disseste que a (tua) igreja é um corpo com uma cabeça que não se vê! Nunca tinha pensado nisso. De facto as igrejas que não se deixam guiar pelo Espírito de Deus têm cabeças ocas e falsas. Quem sabe um dia a louca aqui descobre essa igreja de loucos:)
Beijinhos

Tinoca Laroca disse...

Lai, é verdade. Se caminharmos com o Senhor, o nosso último dia não será diferente, ou até quem o sabe, o será, porque estamos tranquilos.
Eu pensei que se fosse o meu último dia, queria ficar sentada na praia vendo o mar, com um copo de champagne e um livro para meditar. Houve quem me dissesse que era um acto egoísta mas legítimo. O meu pensamento foi apenas que eu desejava um último dia esperando tranquilamente e serenamente o que viria a seguir. Porque não é no último dia que deveria fazer o que para trás não fiz, nem seria certamente o momento de estar junto da minha família para lhes fizer o quanto os amo. Porque tudo isto teria que ser vivido antes do meu último dia. Cada dia tem que ser o nosso último dia, como bem disseste.
É esse o desafio:
"Se fosse o seu último dia, o que você faria?"
God bless you.
T.

Tinoca Laroca disse...

Raquel,
Obrigada pela tua partilha. Oro e desejo mutuamente que encontres o que procuras!!!
E lembra-te que a Loucura de Jeová é mais Sábia do que toda a sabedoria dos homens.
God bless you.
T.

Lai disse...

A ver o mar é uma excelente ideia!!
(até pq depois ele deixa de existir)

Kisses
Lai

Di disse...

Realmente...
Pensamos em tantas coisa, mas no fim nunca.
Pesamos sempre que haverá um amanhã.
Um amanhã para conhecer Deus, e deixa-Lo conhecer-nos
Um amanhã para perdoar e aceitarmos o perdão dos outros.
Enfim, queremos sempre um amanhã.
Uma excelente reflexão esta, sem dúvida uma tema muito sério para ter sempre presente.

DTA

Tinoca Laroca disse...

Di,
Ele aerta-nos para o facto de que Ele virá inesperadamente, para o facto de que deveremos estar preparados.
Será que apesar de conhecermos os Seus Ensinamentos, praticamos realmente? E se não praticamos, porque não praticamos? Será que realmente cremos verdadeiramente?
Os Seus Ensinamentos são VIDA em todos os aspectos porque se vivermos a vida como se fosse o último dia, tornamo-nos mais humanos.
Mas poucas /nenhumas vezes o fazemos. Será que somos "humanos"?
Obrigada pelo teu comentário.
God bless you.
T.

Unknown disse...

eu último dia!

Imagine-se acordando pela manhã e ao abrir os olhos você vê,sentado s beirada de tua cama um anjo lindoª te olhando ternamente.Você se espanta e pergunta: Quem é você? Ele ª responde com uma voz angelical: Eu sou um anjo ª e fui incumbido de te avisar que hoje é teu último dia aqui na terra.Você esfrega os olhos e não acredita no que tá vendo e no que está ouvindo e retira tuas mãos debaixo do odre Don e tenta tocá-lo no rosto.E ,ao tentar ele desaparece como uma nuvem.Você vira para o lado e para o outro e diz assim.Devo estar sonhando.mas, não é um sonho Era um anjo ª mesmo.Será???? Bem, mas se for verdade e você olha no relógio e vê que já são 7h 6min e 6 segundos.Se for verdade você só tem 15 horas ,54 min e alguns segundos ,que já se passaram .Então você pula da cama e pega a agenda e olha os compromissos do dia.Vou ao trabalho,vou aqui,vou ali e bolas não vou a lugar nenhum ,só tenho hoje para viver.Tenho que aproveitar o máximo deste último dia.Então vai ao banheiro faz sua última necessidade fisiológica e sentadinha ª no trono ,coloca a mão na fronte e diz. Mas se for verdade , o que vou fazer?
Reunir minha familia toda e dar aquele churrasco.Não vou partir com meu estomago cheio,rsss.Vou viajar até dar meia noite! Pra onde? Não reservei passagem.E., nesta dúvida atroz e,você levanta ,puxa ou aperta a ultima descarga e vai para o chuveiro tomar aquele último banho.E , abre o registro, regula a água para ficar bem morninha, pega os xampus, sabonete liquido e aquela esponja ou bucha para tomar teu último banho.E deixa a água escorrer no teu corpo bonito, com as curvas desejadas pelos homens que te desejam e, gostariam de estar ai lhe ensaboando e você se excita só em pensar nisso.Seus mamilos enrijecem,seu corpo arrepia,seu sexo começa a queimar e você sente vontade de fazer amor pela ùltima vez.Mas, não quer fazer sozinha e, com quem gostaria de fazer ?E você ouve o sino da igreja;8( oito ) badaladas.oito horas Meu Deus ,agora só tenho 16 horas.Fecha o registro, pega a toalha felpuda e enxuga tua pele macia e quente ,que pede carinho, beijos uma lambida dos pés a cabeça e sai até a sala. Abre as cortinas e vê o Sol em todo seu esplendor brilhando num céu azul sem qualquer nuvem.E você pensa assim: Puxa é a última vez que estarei vendo o Sol sair e quando se por ,não estarei mais aqui.Vai até o telefone para ligar para os filhos, parentes ,amigos e uma vontade imensa de ligar para aquele homem que te gosta tento, que te deseja ,que pode te dar o último prazer antes que seja a meia noite.Tá mudo, o que houve ? Pega o celular. A bateria descarregou.Coloca na tomada.Não tem luz.Vai pro computador para ver se ele ta online ou mandar um torpedo.,não tem luz,não funciona.O jeito é sair e ligar do orelhão.E, coloca a roupa rapidamente, penteia seu cabelo pela ultima vez e coloca aquele baton de arrasar.E vai pegar a chave. Não acha, procura aqui,procura ali.E, não aparece.Então você pensa .tem algo errado.Tem algo conspirando contra mim.E, vai pra janela e chora, chora copiosamente e, conclui.Puxa! Como tenho sido cruel comigo.A vida está aqui.agora ,olha no relógio ,Só faltam 13 horas para eu partir e encontrar com meu pai celestial .Ele me deu tantas oportunidades para ser feliz aqui e, eu só me preocupei com trabalho, cuidar dos outros e eu mesma não usufrui.E .aí vc olha para trás e vê o anjo sentado n tua poltrona da sala.Um misto de surpresa e felicidade se apodera de você.E você pergunta: Você voltou ? ainda faltam 12 h e 57 min . E o anjo diz: Papai do céu vai te dar uma outra oportunidade.A partir minuto você pode fazer tudo que gostaria de fazer .Você diz OBRIGADA MEU ANJO LINDO!rsss E quando vai ao encontro dele ,Ele desaparece com chegou.Você vai até o computador e liga.A luz voltou, A chave tava embaixo da cama e o telefone volta a funcionar.
Bem tenha um bom dia! E ,que você o viva como se fosse o último de tua vida.!
Ezio de Azevedo