Acerca de mim

A minha foto
Who am I? who cares? no matter. He knows who I am, and that, yes, that cares...

terça-feira, maio 30, 2006

"mé"... "mé"...qual é o teu tesouro?

"... Onde estiver o teu tesouro, estará também o teu coração. A lâmpada do corpo são os olhos. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz, mas se os teus olhos forem maus, todo o teu corpo ficará na escuridão. Daí que se a luz que está em ti é a escuridão, estás numa escuridão cerrada! Ninguém pode servir a dois senhores..."
Mateus 6:21-24
Um dia destes uma professora disse aos seus alunos o que eles queriam ser: "ovelhas?" ou "pastores?"
Porque um pastor é aquele que pensa, que raciocina, que sabe de onde vem e para onde vai.
As ovelhas apenas seguem o pastor, seguem-se umas às outras em carreirinha, e fazem "mé!!! mé!!! mé!!!"
Ela perguntou se queriam passar a vida a fazer "mé!!!" como a multidão ou se queriam ser pessoas que pensam, pessoas que raciocinam antes de agir, pessoas capazes de conduzir multidões que apenas conseguem fazer "mé!!!"
O mundo está cheio de coisas fúteis, inúteis, mas que parecem verdadeiros tesouros! É a lei do consumismo.
O mundo está cheio de pessoas cansadas, que procuram mais e mais, mas um mais e mais que no fim não vale nada.
O mundo está cheio de pessoas sós. Cada vez mais sós. É o individualismo. Cada um procura os seus próprios interesses. Primeiro "eu", depois... os "outros". Cada um acaba por magoar-se a si mesmo e ao outro. Cada um vai ficando mais e mais isolado. Mais só. É um circulo. Um circulo vicioso.
Cada um dá a mão ao outro neste circulo de gente só, individualista, consumista, calculista. A mágoa, a dor, a raiva, faz com que as pessoas agarrem as mãos uns dos outros com mais e mais força. Ninguém quer ceder. Ninguém quer deixar o outro livre.
Jesus Cristo veio para trazer a LIBERDADE. Mas para isso, cada um tem que tomar a decisão de largar a mão do outro, e, dar a sua mão a Jesus Cristo.
Cada um tem que reconhecer que o maior Tesouro é o que é Eterno. Cada um tem que procurar o Tesouro Imaterial. Tem que Lhe dar a mão.
Para isso, temos que ser mais do que seres que só berram, que só fazem "mé!!!" "mé!!!" atrás de uma multidão que caminha sem pensar, atrás de luzes da ribalta, atrás do que os "media" lhes "oferece".
Temos que pensar.
Onde está o nosso tesouro? Onde ele estiver estarão os nossos sentimentos, as nossas emoções.
Quando abrimos os nosso olhos o que vemos? LUZ? ou estamos como que apalpando o terreno, como cegos?
Não se pode ter duas coisas: ou se opta por uma ou por outra. Não se pode servir a Deus e a mamon.
Talvez....
Valha a pena meditar nisto.
Tinoca Laroca
ps: No mês de Junho vou estar ausente. Voltarei em Julho se Deus o permitir.

6 comentários:

Raquel Miriã disse...

Sou Raquel de nome próprio o que significa "ovelha mansa" (mansa só ás vezes -hehehe)por isso mémés é o meu departamento:)Mas desses mé mé!! não quero também! Estar no rebanho só? baahh!Olhar só para a erva do chão? baahh!Seguir as outras ovelhas? outro baahh!
Quero ter os meus olhos na Palavra, seguir a voz do Bom Pastor, louvar! A isto e ao texto digo: Amén!
Já agora desejos de um mês de Junho abençoado!

Lou H. Mello disse...

Tinoca
Não sei se são meus olhos já um pouco cansados, mas, sofro quando leio (além das linhas escritas) certo clamor, algum tipo de busca (as vezes meio desesperada) por confirmação ou valorização. Estou me referindo a história da professora. A resposta, no caso, não é opcional. Ela quer os alunos optando pelo pastor. Eu diria a ela, hoje claro, "Ué? Pensei que devia ser eu mesmo." Como Deus, também, espera.
Obrigado pelo post, precisei juntar as palavras pelo chão (como diria o Brabo) para comentá-lo.

Marlene Maravilha disse...

Muito bom post querida. Gostei.
Acho que já passei do estado que tomava leitinho e fazia mé há tempos. Mas é sempre bom lermos e anexarmos.
ainda não te dei uma resposta sobre outro post que me pediste lembras? mas vou fazer isso com calma. Ainda estou pensando para dar a minha opinião.
beijos e nas tuas férias, que Deus te acompanhe e te guarde. Que o mesmo Deus que vai seja o mesmo do retorno!! Aleluia!
beijos

rui miguel duarte disse...

Ninguém será pastor se não for ovelha.
Jesus foi, como ovelha, conduzido ao deserto. Mais tarde, ainda como ovelha, ou cordeiro, foi levado ao matadouro do chicote romano e da cruz.
Ninguém pode mandar se não aprender a obedecer.
Por isso, a escolha da tal professora parece um tanto redutora.
Beijinho

Tinoca Laroca disse...

Que bom que o texto mexeu com todos nós. O que a professora pretendia era isso mesmo: que não fossemos gente que vamos atrás de uma multidão que não pensa, que não raciocina, que vai atraás da onda.
Lou, o pretendido é isso mesmo: sermos nós mesmos. A bíblia diz que o povo perece pela ignorância, e a verdade é que se desenvolve cada vez mais a "preguiça mental". Ninguém pensa.
Rui, se nós aprendermos a obedecer, obviamente não vamos atrás das correntes de gente que não sabe quem é, de onde vem e para onde vai. Mas poderemos ser luzes que conduzem multidões cegas indicando o Caminho. e o Caminho é Jesus.
O sentido é esse mesmo: queremos fazer parte de uma multidão ignorante, que corre atrás de quem dirige multidões (sem questionar), ou queremos pensar, raciocinar, ir mais além... DISCERNIR?
Se não aprendermos, se não pensarmos por nós mesmos, nunca seremos nós mesmos como identidade. Seremos apenas gente que berra na corrente da multidão...
Raquel eu também sou ovelhinha, hehehe, há um hino que diz que antes éramos ovelhas sem pastor, mas agora, temos um Pastor que cuida de nós... ALELUIA! E Ele delegou-nos para que nós cuidassemos também uns dos outros. Sem instrução corremos o risco de irmos sem direcção, 'né? Como um cego pode conduzir outro cego? Não cairão os dois numa cova? Temos que renovar o nosso entendimento pela Sua Palavra, não quero ser um animal que simplesmente berra atrás dos outros, sem pensar.
Obrigada Marlene. De facto não vou estar em férias. Vou estar em exames na escola. voltei a estudar no ano passado. Este é o meu segundo ano. E como trabalho durante o dia (estudo à noite), a coisa complica-se. Por isso vou estar ausente.
Mas vou ter muitas saudades de todos vocês. Porque todos vocês são muito especiais para mim.
Muito obrigada a todos pelos comentários. Amén e Glórias a Jeová-Deus!
Bjs.
T.

Jorge Oliveira disse...

Precisamos de pastores e de ovelhas. As ovelhas são potenciais pastores. Os pastores aprender também com as ovelhas.

Bolta depressa! :)
DTA