Acerca de mim

A minha foto
Who am I? who cares? no matter. He knows who I am, and that, yes, that cares...

domingo, julho 11, 2010

Relacionamentos...

"E os irmãos de Moisés, Miriam e Aarão falaram contra Moisés, por causa dele ter casado com uma mulher cusita, porque tinha casado com uma mulher cusita.... e o Senhor Jeová ouviu tudo o que foi dito. E Moisés era um homem muito pacífico, o mais pacífico entre todos os homens que havia sobre a terra... Chamou então Deus Aarão e Miriam, e eles foram... se entre vocês houver profeta, Eu, O SENHOR me darei a conhecer através de visões ou por intermédio de sonhos Eu Falarei. Com o meu servo Moisés faço-o de forma diferente sendo ele fiel em toda a minha casa, Boca-a-boca falo com ele, de forma clara e não através de enigmas, uma vez que ele vê a semelhança do SENHOR Jeová; Agora Pergunto-vos, porque sabendo isto não tiveram vocês temor de falar contra o meu servo, contra Moisés? E após ter dito isto, a ira de Jeová acendeu-se contra Aarão e Miriam, e retirou-se, e a nuvem retirou-se igualmente da tenda; e Miriam ficou leprosa como a neve; e olhou Aarão para Miriam e viu que ela estava leprosa, pelo que Aarão disse a Moisés: Ai, senhor meu, não coloques sobre nós este pecado pois agimos loucamente e temos errado. Ora, não seja a nossa irmã como um bebé que nasce morto que ao sair do ventre da sua mãe, metade da sua carne já está podre. Gritou pois Moisés ao SENHOR Jeová, dizendo-lhe: Ó DEUS, rogo-te que a cures. E respondeu o SENHOR a Moisés: Se o pai de Miriam cuspira no seu rosto, não seria ela envergonhada 7dias? Esteja então Miriam fechada 7 dias fora do arraial e depois vão lá buscá-la. Assim ficou Miriam fechada 7 dias fora do arraial e o povo não partiu do local até terem recolhido Miriam. Só depois o povo partiu de Hazerote e acampou no deserto de Parã"
Conforme em Números 12:1-15
"... se algum irmão tem mulher descrente, e ela consente em habitar com ele, não a deixe... porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outro modo, se assim não fosse, os vossos filhos seriam imundos, mas agora são santos" Conforme em 1 Coríntios 7:12-14
"Estás ligado a uma mulher? não procures separar-te. Estás livre de uma mulher? não procures mulher. Mas, se te casares, não pecas; e se a virgem se casar, não peca. Todavia quer o homem, quer a mulher terão problemas na sua carne e eu quereria poupar-vos" Conforme em 1 Corintios 7:27-28
"Eu digo-vos porém que qualquer que repudiar a sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e, casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério" Conforme em Mateus 19:9
"Eu porém digo-vos que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz com que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério" Conforme em Mateus 5:32
"Qualquer que a deixa sua mulher e casa com outra, adultera; e aquele que casa com a repudiada pelo marido, adultera também" Conforme em Lucas 16:18 "E ele lhes disse: Qualquer que deixar a sua mulher e casar com outra, adultera contra ela" Conforme em Marcos 10:11
"Se, porém, separar-se, fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher" Conforme em 1 Coríntios 7:11
"E disse o Senhor: A quem, pois, Eu compararei os homens desta geração, a quem serão semelhantes? São semelhantes aos meninos que, assentados nas praças, clamam uns aos outros, e dizem: Tocamo-vos flauta, e não dançastes; cantamo-vos lamentações, e não chorastes. Porque veio João o Batista, que não comia pão nem bebia vinho, e vocês dizem: João Baptista tem demónio; Veio O Filho do homem, que come e bebe, e vocês dizem: Jesus, um homem comilão e bebedor de vinho, amigo dos publicanos e pecadores"
Conforme em Lucas 7:31-34
"E porque estás tu atento ao cisco que está no olho de teu irmão e não reparas na trave que está no teu próprio olho?... ou como podes dizer ao teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o cisco que está no teu olho, sem teres atenção à trave que está no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás bem para tirar o cisco que está no olho de teu irmão.
Porque não há boa árvore que dê mau fruto, nem má árvore que dê bom fruto"
Conforme em Lucas 6:41-43
"... nunca exista em qualquer um de vocês, um coração mau e infiel, para se desviar do Deus Vivo"
Conforme em Hebreus 3:12
"... porque O Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor Jeová olha para o coração"
Conforme em 1 Samuel 16:7

"Pelos seus frutos, vocês os conhecerão"<>

Conforme em Mateus 7:20
Relacionamentos.
Tema difícil e controverso, alvo de acesas discussões.
Amo a Palavra porque n'Ela encontro a Solução. E a Solução é e será sempre o Amor.
O Amor de Deus.
Nós tentamos ditar leis que demonstrem o carácter, Deus deixa bem claro e patente que não podemos ser deuses humanos.
Moisés casou com uma cusita. Dizem os entendidos que os Cusitas eram um povo Africano (Etiópia) de raça negra, pele de um negro intenso.
Foi julgado pelos próprios irmãos, sacerdotes ao Serviço de Deus, que o julgaram, exactamente por serem também servos de Deus.
Acharam que o seu estatuto "previligiado" de servos de Deus, lhes dava o direito de julgar o seu irmão, de o acusar de pecado.
E Deus irou-se contra eles, Miriam foi "cuspida" por Deus. E ficou contaminada com lepra. Graças às súplicas de Moisés, 7 dias ficou leprosa. E depois foi curada.
Esta história nos deveria ensinar alguma coisa.
Ainda hoje, teimamos em atribuir "pecado" em situações onde esse termo não é aplicado claramente.
Se eu acho que devemos ter relacionamentos dentro das nossas crenças para não cairmos no erro de termos de suportar jugos desiguais? Sim.
Se eu acho que temos que ter muito cuidado, porque isso não é condicionante para as relações? Também sim.
João Baptista foi acusado de ser possuído pelo demónio, Jesus Cristo de ser um comilão e o um beberrão, ainda por cima amigo dos pecadores e dos publicanos.
Quer no caso de Moisés, quer no caso de João Baptista e de Jesus, foram servos ao serviço de Deus que julgaram, que apontaam o dedo, que acusaram de pecado.
Mas Deus deixa-nos a sua Palavra para reflectirmos.
E não usarmos de poderes que não nos foram dados.
Temos uma sociedade perdida. E continuamos a ter uma igreja acusadora. Que afasta até os que crescem em suas portas.
E continuamos a ter pecados ocultos dentro das portas da igreja: pedofilia, homossexualidade, adultério, etc., etc.
E não falo apenas dos participantes. Falo das familias.
Tenho chorado muito nestes últimos tempos.
Sinto-me angustiada, triste, revoltada.
Pelos jovens.
Pelos jovens que temos visto crescer. E sair.
E pelos adultos, que tendo pecados nunca confessados, continuam suas vidas leprosas nos seus interiores.
Lepras escondidas nas suas vestes brancas que os cobrem totalmente.
Até seus rostos estão ocultos.
Fico por aqui.
Porque nas minhas lamentações,
vale a pena...
eu meditar nisto.
God bless you,
Tinoca Laroca

7 comentários:

aragaot disse...

I - Concordamos no que diz o texto sobre:
1. O amor à Palavra e o Amor de Deus;
2. A tristeza de ver jovens que deixam a igreja e os caminhos do Senhor;
3. A tristeza de sabermos que existem na nossa igreja e noutras pessoas que têm vidas de aparência saudável mas podres por dentro;
4. A preocupação por pessoas que se apressam em julgar, sem olhar para os próprios erros e sem dar oportunidade de verificar o que de facto está a acontecer, buscando o senhor e exortando em Amor;
5. Preocupação pela sociedade perdida;
6. Preocupação com igrejas legalistas que proíbem o que Deus não proíbe.
II - Á luz da Palavra de Deus não podemos concordar quando é interpretado e conclui-se:
1. Que Deus concordou que Moisés casasse com uma mulher não abrangida pela promessa.
a) Pois a bíblia não se contraria e foi o próprio Moisés que escreveu muito sobre o assunto – vide anexo
b) O facto de Deus se desagradar com a atitude e forma como Miriam e Aarão cobiçaram a liderança e se rebelaram contra o líder é que justifica a sua condenação.
c) Já o facto de aparentemente Deus não condenar Moisés não significa que concorde com o Jugo desigual, por exemplo a Bíblia não nos diz nada mais sobre a mulher para nos permitir tirar conclusões; Números 12:1-15
2. Que se apliquem as passagens referentes a crentes casados com descrentes ao relacionamentos de jovens ou ao processo de escolha de cônjuge, pois são coisas diferentes e tratadas na bíblia de forma diferente. R: I Coríntios 7; Mateus 19; Mateus 5; Marcos 10
3. Que se apliquem passagens que condenam o julgamento precipitado, para desconsiderar a necessidade de exortação em amor de quem está em pecado. R: Lucas 6
4. Que se considere que por uma situação na Bíblia não ter sido declaradamente condenada por Deus na situação em que ocorreu, que esse procedimento é sempre aprovado;
R: Há situações de pecado que não foram declaradamente condenados por Deus nesse momento, (Josué 2:1-7 (Mentira); Génesis 19:30-38 (Incesto); Génesis 29:21-30 (bigamia); Entre outras... A condenação destas práticas encontra-se noutras passagens na bíblia, mas nada é dito quanto à situação concreta.
5. Que a questão de jugo desigual é uma questão de “crença” e que é opcional e não condicionante para as relações, e que não o podemos considerar pecado.
R: Sim, o namoro e o casamento com não remidos é pecado. Repetido, definido e condenado em toda a Bíblia, (vide anexo). (Ler Neemias 13:23-28, Coríntios 6)
6. Que o pregar a Palavra e solicitar o seu cumprimento aos jovens é afastá-los da igreja.
R: A igreja tem de condenar o pecado senão é uma associação recreativa ou benemérita à procura de adeptos; "De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra" Salmo 119:9; Gálatas – Noiva imaculada.
Achamos que na sua maioria o post incentiva ainda que eventualmente sem intenção:
1. À interpretação relativa das escrituras;
2. A relacionamentos em situação de jugo desigual;
3. À tolerância da igreja e dos líderes para com o pecado.
Quando se usa a Palavra do Senhor é preciso ter muito cuidado com a interpretação que se dá, principalmente quando se é uma referência de exemplo e espiritualidade. Em caso de dúvida interpretativa estaremos sempre disponíveis justificar biblicamente a nossa posição.
Tiago Aragão e Tiago Afonso
AB Sesimbra


“Não vos ponhais em Jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo?” II Cor. 6:14-15
Gen: 6: 1 a 3 e 7, II Coríntios 6: 11 a 18: 1 Gen. 24: 3-4 Gen. 26:34 34 Génesis 33: 14 a 16 Deuteronómio 7: 3 e 4, 1ª Reis 16: 31-32, Neemias 13: 23 a 25, João 14:15 João 14: João 15: (Lucas 6:46-49)

joaquim santos disse...

É um tema sempre polemico a questão dos relacionamentos e mais especificamente quando se fala entre um crente e alguem que não acredita em Deus. Aqui importa fazer desde logo algumas distinções, pois existem varias posições defendidas;
1) Os católicos e outras denominações que acreditam em Deus, em Cristo, embora assumam alguns aspectos na sua doutrina que colidem com os protestantes. Mas acreditam em Deus, na sua força e no seu poder e na importancia de Cristo (dentro destes aqueles que são mais activos e outros mais distantes
2) Aqueles que acreditam numa entidade superior parecida com Deus outros deuses, buda, santos,etc)
3)Aqueles que puramente não acreditam em nenhuma das duas opções anteriores
Dito isso o que dizer sobre o namoro com um não crente?
Parece-me claro que todo crente deve encontrar no seu parceiro caracteristicas que levam a um caminho comum, respeitante as diferenças proprias de cada um.
E neste caso é quase imprescindivel que escolhamos alguem que no campo espiritual acredite no mesmo que nós, caso contrario poderá estar a hipotecar a felicidade no futuro. Veja-se o caso dos filhos, como poderemos educa-los? O pai vai a Igreja e mãe não? Que exemplo para os filhos? E os valores defendidos na Biblia? São partilhados e desenvolvidos por todos?
Penso que é claro para todos a necessidade de partilharmos essa fé em Deus e no seu Filho.
Mas o namoro é uma fase de conhecimento, onde cada um irá se conhecer e tentar descobrir se é com essa pessoa que queremos passar o resto da nossa vida. Sera aqui que se definirá se avançamos para fase seguinte.
Se a outra parte tambem é crente? Melhor. Se não é, não é impeditivo para iniciar o namoro pois podeemos durante esta fase convencer e trazer mais uma vida para Cristo.
Se é uma tentação para desviarmos de uma vida cristã? Também é uma hipotese.
Se é um pecado? Não me parece, pois se a propria Biblia através de Paulo em carta aos Corintios da-nos conselhos quanto ao que devemos fazer no caso de crente e não crente casados, é porque essa porta está aberta para essas situações. Ele não diz que essas situações estão em discordancia com Deus? Nem que devemos afastar esses casos da Igreja? Não. Aconselha a que as pessoas permaneçam juntas.
Quando Paulo fala em jugo desigual, fala em levarmos uma vida comum com alguem que esta no pecado.
Alguem que acredita em Deus e que tenta levar uma vida baseada nos mesmos valores que defendemos, mas porventura anda afastado da do estudo da palavra e de uma maior intimidade com Deus, não quer dizer que seja um infiel.
Outra coisa é estar com alguem que difama, critica e se aborrece da pratica cristã.
O namoro é isso mesmo, é conhecer, e desenvolver o amor que nasce em nós por determinada pessoa. E quem verdadeiramente ama, partilha as mesmas opções que o seu parceiro.
Se encontrarmos alguem no nosso meio, é o ideal, mas escolher em opções limitadas é castrador. Quando encontramos alguem que nos toca o coração, não escolhemos entre opções disponiveis... pura e simplesmente acontece. E se estivermos em Deus ele nos dará a pessoa certa. Se não for crente e verdadeiramente nos amar também partilhará da nossa fé.
Temos de mostrar a Verdade e não impo-la.
Os jovens devem entender e assumir os valores cristãos e não cumpri-los por cumprir.
O pecado é errar, errar o alvo. Diz respeito a ATO, NATUREZA e CULPA.
Ou seja esta sempre connosco pois faz parte da nossa natureza, nos atos que cometemos em desacordo com as indicações de Deus e no sentimento de culpa que devemos ter quando cometemos essas transgressoes.

joaquim santos disse...

Se na fase do namoro estivermos focados em Deus e numa vida cristã as fases seguintes serão abençoadas por Deus e se não for da Sua vontade o namoro não prosseguirá.
A Biblia é muito clara quanto a determinadas instruções para nossa vida. Quando Deus manda-nos não roubar, é muito claro quanto a isso. Não me recordo de ver nenhuma passagem especifica que fale no namoro dos jovens entre crentes, pelo contrario vejo, indicações claras quanto ao casamentos entre crente e descrente. Terá se esquecido Deus? Não claro que não.

Devemos reflectir nestas situações e " a mim tudo é permitido, mas nem tudo me convem..."
Que possamos comprender e viver verdadeiramente a Palavra.

Anónimo disse...

Caro amigo joaquim santos, medite no seguinte racíocinio:

Crente/Filho de Deus: "Se com a tua boca confessares Jesus como Senhor e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos serás salvo" Rm 10:9 Note-se que a palavra "Senhor" requer de quem crê obediência!
"Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando!" João 15:14 - É Jesus que está falando, mais uma vez o conceito de obediência patente! Assim crente ou filho de Deus é aquele que tem como prioridade número 1 obedecer a Deus em tudo na sua vida!

Descrente/aquele que ainda não é filho de Deus: Ler por favor descrição dos descrentes e dos seus comportamentos na passagem bíblica de Romanos 1:18-32 - segundo esta descrição poderá afirmar-se que os que não obedecem a Deus estão nas trevas. Esta ideia está bem patente também em passagens da Bíblia tais comoJoão 3:19-21; I Tessalonicenses 5:4-5; I João 1:5-10

Após ter lido estas referências bíblicas ficou bem distinguido a diferença de Natureza e por acréscimo de acções que existe entre um filho de Deus e alguém que não tem como prioridade na sua vida a obediência permanente à palavra de Deus. Um é luz e está na luz o outro é trevas e está nas trevas. Compreende até aqui?

Pois bem, agora pegue na passagem do apóstolo Paulo quando ele escreve para a igreja de Coríntios na sua segunda carta - II Coríntios 6:14-18... agora meu irmão se voçê acha que namoro não é um compromisso de preparação para o casamento, então eu acho que voçê não está levando o namoro como assunto sério. E quando Deus não fala directamente sobre o namoro não quer dizer que certas coisas que Ele diz não se apliquem à questão, porque nos dias de hoje Deus não fala se é pecado ou não estar na internet, ou assistir TV, mas Deus fala que nós como filhos de Deus devemos gerenciar bem o nosso tempo, e escolher cuidadosamente os conteúdos visionados em tais tecnologias, Olha o que a bíblia fala sobre namoro, ou então de situações que podem acontecer no namoro: I Coríntios 6:12-20 - curiosamente a mesma passagem que voçê utiliza para terminar o seu post... se ambos são filhos de Deus, então é dificil controlar os prazeres da carne, mas têm um ao outro e o Espirito Santo que habita nos dois para os alertar dos perigos descritos nesta passagem, imagine se apenas um é que tem o Espirito Santo e o priopósito de Vida de obedecer ao seu Senhor Deus? Como será? Seguindo para outra passagem... I João 2:15-17 - Será que podemos pedir a uma pessoa que não compreende o Evangelho, para não amar o mundo? Terá ela alternativa? E aqui amar o mundo é colocar as coisas do mundo em primeiro lugar, as coisas do mundo e não as coisas de Deus. Como sérá um namoro, onde os dois jovens se começam a conhecer (e os tempos evoluíram muito desde o tempo em que a palavra conhecer apenas significava conversar ... se é que me entendem???) e começam a preparar o seu futuro?
Sobre futuro e sobre as diferenças de um homem que segue Deus e um outro que não segue Deus - Lucas 12:13-34 - um quer riquezas mundanas, o outro busca o Reino de Deus em primeiro lugar. Haverá compatibilidade entre ambos? Claro que não!

Anónimo disse...

Meu caro amigo, se diz que o namoro é um período de conhecimento, de preparação para o casamento então há que ter em conta estes dois pequenos exemplos (a questão da carne e a questão dos objectivos futuros), pois existem mais.

Jeremias 17:7-8
“Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que põe a sua confiança noutro homem cujo coração se afasta de Deus, que confia na natureza humana para se fortalecer.”


Visto desta perspectiva a Bíblia já fala de alguma coisa sobre namoro...não acha?

Quando decidimos obedecer a Deus em todas as áreas da nossa vida, incluíndo a área da vida amorosa, Ele nos honrará.

Se acha que colocar a confiança em Deus esperando que Ele nos dê a pessoa certa para namorarmos e aí prepararmos o nosso casamento "castrador" então é mau!

"Podemos fazer tudo, mas nem tudo nos convém fazer..." e tenho a certeza que namorar com alguém que não tenha como prioridade a obediência a Deus não convém...

Fique bem na paz do Senhor!

PS: Só um aparte, a passagem que usa para justificar o namoro entre crente e descrente, de I Corintios 7:10-16 foi escrita num contexto (sim contexto, existem regras meu irmão para se interpretar um texto bíblico, se não cada um diz o que quer) onde o apostolo Paulo estava priviligiando um assunto que era a estabilidade familiar, onde pessoas já casadas ainda quando não eram crentes depois de casarem um deles se convertia a Jesus (é diferente do jugo desigual, o jugo desigual é começar um relacionamento sendo um crente e o outro descrente) eles efectuavam a questão: e agora Apostolo Paulo devemos nos separar, uma vez que Deus não aprova o jugo desigual?, E Paulo afirmava que não, que deveriam permanecer casados, pois esse relacionamento não começou em pecado, foi trevas com trevas. E o casamento é valioso para Deus! Entendeu? A questão aqui é diferente! Proponho que leia um livro sobre regras básicas da interpretação da Bíblia, vai ver que aprendemos muito a compreender a própria Bíblia e a não cometer erros destes!

Jerónimo

Joaquim Santos disse...

Caro anónimo Jeronimo;
Quanto ao seu 1º paragrafo inteiramente de acordo (nunca se esqueça entretanto da sua natureza no pecado, sim voce é pecador, neste assunto talvez não mas noutros será de certeza, pois como disse, esta na nossa natureza).
Quanto ao 2º paragrafo já não posso concordar consigo. Mais uma vez pegar em versiculos soltos para aplicar onde nos dá jeito. A passagem de Romanos, fala sobre varias coisas realçando o homosexualismo, mas basicamente fala sobre praticas que não devemos ter para que não nos afastemos de Deus.Nas outras passagens vejo referncias a nossa natureza de pecador, que devemos estar na luz e não nas trevas, ou seja, versiculos que podem se aplicar ha vastas situações na nossa vida, tais como não praticar o mal, estar da verdade, etc.
Quanto as citações de II Corintios nada tem haver com o que disse, pois ter relações sexuais antes do casamento é mau seja com dois crentes ou não. Quando falo no namoro falo em conhecerem-se e não terem relaçoes, pois assim que o fizerem estão a errar.
Se é uma tentação, claro que é como tantas outras coisas na nossa vida.
Alguns esclarecimentos adicionais;
1) o Jugo desigual refere-se a varias situações da nossa vida quando percorremos um caminho com um infiel (seja numa sociedade, numa aliança, numa associação, numa familia
2)Que fique claro que não sou a favor de casamentos com descrentes, mas dai a ser considerado pecado...
Quantos casais hoje em dia nas igrejas não foram feitos entre crente e descrente? Quantos casamentos entre crentes já foram desfeitos?
Deixemos de hipocrisias... O mundo desenvolve-se a uma velocidade feroz, hoje em dia os miudos com 7,9 anos tem acesso a tudo pela internet... E os pais a verem... A Igreja a ver...
Depois vamos ao Domingo cantar e louvar a Deus. Alguem já se levantou contra o que nos entra pela porta a dentro? Pela TV, pela internet?
Claro que podemos sempre desligar a internet e a TV. Estamos a fazer isso?
E nas escolas, sabemos o que se passa? Com quem anda o nosso filho?
Claro que temos de nos preocupar com quem namora o nosso filho, mas antes devemos nos preocupar em educa-lo... para que quando ele seja confrontado com essa situações possa escolher. Jaco queria casar com Raquel dormiu com outra e só no dia seguinte é que reparou... Nós devemos sondar o nosso coração e pedir a Deus que nos oriente na escolha do parceiro, mas temos de conhece-la. Para mais tarde não ficar preso a um relacionamento que não deu certo.
Quanto a passagem de I Corintio 7 não utilizei-a para justificar namoro mas apenas para constatar um facto.
Todos temos livre arbitrio e devemos, com os ensinamentos da Palavra, escolher o caminho certo, porem se errarmos Deus, se tivermos realmente arrependidos, nos receberá de braços abertos.
Nós andamos no mundo... no trabalho, na escola, no nosso bairro, na nossa familia carnal. É ai que estamos e ai que devemos ser um exemplo e tentar salvar mais vidas para Jesus. Se nos isolassemos, errariamos menos e cumpririamos mais com as recomendações de Deus, mas deixavamos o mundo apodrecer... E a nossa comissão? Temos de influenciar o mundo e não deixar que ele nos inflencie. Mas somos pecadores e vamos errar...Mas temos de sentir a culpa para podemos ver o erro e nos arrepender.
Resumindo e concluindo, continuo a defender que os nossos jovens devem procurar alguem entre os crentes mas não obrigatoriamente ficar preso a isso.
Ha tantos descrentes lá fora que levam uma vida muito mais cristã do que alguns que estão ca dentro...
Conheco tanta gente descrente que cometem menos erros do que muitos crentes... E eles não conhecendo Deus até não tem responsabilidades...
Vamos influenciar o mundo e não fecharmo-nos nas nossas conchinhas...

Anónimo disse...

Olá mais uma vez meu caro amigo, quando eu pego nas passagens que utilizei para demonstrar a diferença entre alguém crente e descrente, toco na questão da natureza de cada pessoa, obviamente nós somos todos pecadores, mas uns vivem para o pecado e outros apesar de pecarem não vivem pecando, ou seja com comportamentos constantes de pecado. Se existem "cristãos" que vivem constantemente com comportamentos pecaminosos então provavelmente essas pessoas não compreenderam a Graça de Deus e o que é Novidade de Vida, e isso não quer dizer que todo o cristão ha-ja assim. Eu peco, porque sou fraco e falível, mas existe uma coisa que me distingue (nos distingue) das outras pessoas que não têm Jesus na sua vida, a possibilidade de arrependimento e de pedir perdão a um Deus que eu sei que me vai perdoar, ou seja não vivo para o pecado, apesar de pecar não vivo pecando. Entende?

Percebo perfeitamente quando diz que o estar na luz refere-se a vastas situações da nossa vida, eu diria até a todas as situações da nossa vida, e também à área dos relacionamentos, pois devemos ser cristãos como um todo e levar a sério aquilo que desagrada a Deus e não apenas nas áreas que nos dão jeito. Parece que falo como alghuém que é perfeito, mas sei bem que não o sou, apenas quero salientar que o facto de não sermos perfeitos não pode ser desculpa para relativizarmos o pecado, e termos comportamentos que desagradam a Deus. Do tipo não existe saída para o pecado pois eu sou fraco, quando é a própria Bíblia que o diz que Deus não nos tenta acima daquilo que conseguimoes suportar e Ele sempre dá uma saída. Não somos mais escravos do pecado.

Obviamente devemos influenciar o mundo, e para isso temos de estar no meio dos que estão no mundo, mas devemos acima de tudo seguir o exemplo de Jesus e do Apóstolo Paulo que, no caso de Jesus, esteve no mundo, com os que são do mundo e nunca pecou, e no caso do apóstolo Paulo, fez-se pobre para com os pobres, e rico com os ricos, etc. mas nunca utilizou o pecado como método para influenciar os do mundo... aí iria estar a contradizer-se.

Também concordo quando diz que existem casamentos melhor sucedidos entre descrentes ou mesmo entre descrente e crente, em comparação com alguns crentes, mas posso dizer-lhe que em cada 10 casamentos em jugo desigual posso indicar-lhe 9 que correram mal e apenas 1 que correu bem. Poderá dizer mas um correu bem, e eudigo-lhe 9 correram mal!

E nada nos garante que um casal crente seja bem sucedido num casamento, se essas pessoas não buscam igualmente a vontade de Deus em conjunto, mas que têm condições para isso têm!

Já agora porque não concorda com os casamentos em jugo desigual? Provavelmente por não achar que seja o melhor para quem entre nesse relacionamento? Não é? Ora se nós percebemos isso e entendemos que não é o melhor, então imagine o próprio Deus, que tem um plano perfeito para cada um de nós e depois ve-nos a tomar decisões que Ele não tinha planeado para nós. E meu caro tudo o que sai fora do plano de Deus, tudo o que erra o alvo que Deus tem ... é PECADO!

Na PAz!

Jerónimo