Acerca de mim

A minha foto
Who am I? who cares? no matter. He knows who I am, and that, yes, that cares...

terça-feira, dezembro 01, 2009

Neste natal: "Excepções" / "Contradições"

A bíblia
Quando comecei a ler a bíblia, a "ler com olhos de ler"... sem procurar leitura que se adequasse à minha necessidade, mas leitura que me conduzisse ao aprofundamento do conhecimento da história de Deus e de um povo específico escolhido inicialmente e estendido através de Cristo a povos de todas as nações, linguas e culturas, surpreendi-me por uma história cheia de "excepções"/"contradições".
Encontrei por exemplo, Jefté, fruto da relação de Gileade e de uma prostituta. Que por ser filho de quem era teve que fugir de casa e ir viver para uma terra chamada Tobe, onde homens levianos se juntaram a ele e o seguiam para todo o lado. Ainda assim, Deus escolheu-o para ser juíz do povo, líder. Os anciãos da sua terra, tiveram que engolir o orgulho e ir buscá-lo, porque se assim não fizessem morreriam.
Engraçado, a bíblia descreve Jefté como valente e cheio de valor! E no entanto, era filho de uma prostituta, andou a vaguear sem tecto junto com homens levianos. Como o veriam as pessoas? Está lá bem escrito. Ele mesmo perguntou quando o foram buscar: "-não foram vocês que me odiaram e me expulsaram da casa do meu pai?" (vejam em Juízes 11 e 12, Hebreus 11:32-34)
Foi este Jefté, chefe de homens levianos, que se tornou o Juíz do povo até à sua morte.
Que direi de David?
Reza a história (ainda hoje carregamos inconscientemente essa história genética) que o filho varão mais velho era quem assumia a liderança (vejam por exemplo, a monarquia actual). David era o mais novo, um músico ruivo, de aparência fina, olhos grandes, pastor de ovelhas (leiam I Samuel 16 por exemplo). A roupa de guerra nem lhe cabia (I Samuel 17:39), acabou por optar por 5 pedras lisas do ribeiro para lutar contra o gigante Golias. Venceu à fisgada.
Criou amizade com Jónatas, filho de Saúl. Diz a Bíblia que quando se despediram, beijaram-se um ao outro e choraram juntos (leiam por exemplo I Samuel 20). Coisas de "gajas" não? "Homem que é Homem não chora" não é como se educam os meninos?
Pois é. Mas este homem, de tracto fino e gentil venceu à fisgada um gigante que nenhum "homem de barba rija" conseguiu.
Mas "a coisa" não se ficou por aqui: tal como ocorreu com Jefté, David também teve que fugir. Refugiu-se numa caverna, imaginem! e mais uma vez, veja-se o que ocorreu: "juntaram-se a David todos os homens que se encontravam em apertos, endividados, amargurados de espírito, ele se tornou o chefe de cerca de 400 homens" (leiam I Samuel 22).
Foi este David, de aparência pouco máscula, chefe de homens com problemas, endividados, e, amargurados, que se tornou rei do povo aos 30 anos.
Por fim, que direi de Cristo?
Carpinteiro de profissão, profissão herdada da família, líder de 12 homens desconhecidos da sociedade. No entanto as pessoas questionavam escandalizadas: "Donde provém a Jesus a Sabedoria e estes Poderes milagrosos? Não é ele o filho do carpinteiro? não é ele filho de Maria e irmão de Tiago, José, Simão e Judas? não estão a viver entre nós as suas irmãs? Donde então lhe veio tudo isto? (leiam Mateus 13: 52-58).
Foi este Cristo, de mãos secas, calejadas e endurecidas pela carpintaria, líder de homens sem cargos importantes (um deles, "falava pelas costas", acabou por ser o grande impulsionador da sua morte trágica), que se tornou o Salvador da Humanidade, que até hoje percorre nas bocas do mundo inteiro, entre crentes e ateus.
São apenas 3 exemplos de muitos outros que estão descritos na bíblia. Homens que saíram do padrão social, que foram perseguidos e invejados pelo estigma e preconceito.
E que hoje são heróis.
Se falas deles e os respeitas assim tanto, vale a pena (se calhar) pensares 2 vezes, quando estiveres cheio dos teus "clichés" do que é ser um "comportamento cristão exemplar" alheio.
Quando estiveres cheio de ti mesmo.
Quando achares que sabes tudo, que a tua verdade é que é a válida.
Quando achares que ages bem, melhor que os outros.
Quando achares que cumpres a... biblia.
Que este natal tenha realmente significado para nós.
Eu preciso me lembrar disto. Todos os dias.
Preciso aprender mais. Todos os dias.
Preciso reflectir sobre os meus preconceitos. Quantas vezes, estarei eu a cometer os mesmos erros, do que aqueles a que estes homens foram sujeitos (?)
"... A tua sabedoria e o teu conhecimento, foi isso que te fez desviar, quando disseste para ti mesmo: eu sou e não há como eu" (Isaías 47:10)
"... contudo, no dia em que jejuas para Mim, continuas a trabalhar no teu trabalho, a explorar os teus trabalhadores. Jejuas para andares em discussões e debates e para ferires com o punho cheio de iniquidade. Não jejues como até aqui, para que se ouça a tua voz no alto" (Isaías 58:3-4)
"Não discriminarás as pessoas, não serás parcial, ouvirás tanto a mais pequena como a maior. Não terás medo de ninguém, porque o Juízo pertence a Deus. E se a causa for muito dificil para ti, trá-la a mim e eu a ouvirei" (Deuteronómio 1:17)
"Visto que na Sabedoria de Deus, ninguém conseguiu conhecer Deus pela sua própria sabedoria, Deus resolveu salvar os crentes através da loucura da pregação" (I Corintios 1:21)
"A sabedoria do mundo é loucura diante de Deus, está escrito: Deus apanha os sábios na sua própria astucia" (I Coríntios 3:19)
Neste natal...
Talvez valha a pena...
meditar nisto.
GOD BLESS YOU.
Tinoca Laroca

12 comentários:

aragaot disse...

Sem dúvida que é uma reflexão relevante e que são todas boas interrogações quando estamos a analisar se uma determinada conduta é ou não da vontade de Deus.

Temos é que ter cuidado para não considerarmos a exceção como a regra, ou por haver exceções deixarmos de aplicar as regras, temos é que seguir com humildade e temor o que a bíblia nos ensina com clareza e aplicar os princípios com sabedoria, amor e oração ao que não é tão claro.

Só digo isto porque algumas das interrogações podem levar a respostas abstratas e generalista tais como: “não há verdades, “cada um tem a sua própria verdade”, podemos fazer coisas erradas desde que com boas intenções” “coisas erradas podem levar a coisas certas então não faz mal” etc , quando o que Deus diz é:

João 14:15 "Se me amais, guardareis os meus mandamentos."
João 14:21 "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele."
João 15:10 "Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço."

Isto é, somos chamados a ser cristãos exemplares que cumprem os seus mandamentos, não podemos é permitir que preconceitos humanos ou práticas culturais ou meramente religiosas, nos turvem a mente levando-nos a não ouvir o mandamento de Deus ou a não ver o que Deus está a fazer na vida de outros.

Não estou com isto a contradizer nada do que é dito na meditação, estou só a partilhar algumas ideias que me ocorreram.

T.Aragão

Anita disse...

A oportunidade para os grandes actos pode nunca chegar, mas a oportunidade para as boas acções se renova dia a dia.

Um dia cheio de oportunidades para abençoarmos todos os que nos rodeiam.
Mil beijinhos.
Fica bem. Fica com Deus.
Anita (amor fraternal)

Andrea disse...

Gostei muito de te ler. É tão bom quando lemos a Palavra com os Seus olhos!

Que Deus nos ajude, somos uma raça que não dignifica em nada a Deus, mas os Seus olhos gotejam amor por nós.

Somos criados à imagem e semelhança de Deus e não o contrário. Os preconceitos e comportamentos que temos são reflexo da pouca intimidade que temos com Ele e do pouco conhecimento vivido que temos Dele.

Precisamos de mais humildade e mais pureza.

Vale mesmo muito a pena meditar no que escreveste.

Um beijinho.

Tinoca Laroca disse...

Aragão,
muito obrigada pelo teu rasto e esclarecimento. É importante, pois a Biblia descreve exemplarmente o que é ser "cristãos exemplares".

E a questão é exactamente essa:

Estes 3 homens, eram cristãos exemplares?

Naquele tempo, ainda que com tudo o que estava escrito, não foram considerados dentro do "estereotipo".

E hoje?

Já alguma vez desvalorizaste/discriminaste alguém, por não ser culto?

Já coxixaste a alguém que "fulano tal" é filho de "X"?

Já menosprezaste alguém por ser apenas um "carpinteiro"?

Por ser "pouco másculo"?

"mariquinhas/chorão/sensível"?

Neste natal, vale a pena olharmos à nossa volta, reflectirmos sobre quem está à nossa volta, e, quem não está à nossa volta, as nossas escolhas.

Nós somos preconceituosos por natureza, mas precisamos reflectir sobre os nossos próprios preconceitos.

Para termos consciência deles.

E não sermos hipócritas, mais um ano.

Nas festividades do natal.

Porque Jesus não veio (apenas) para os incluídos mas (principalmente) para os excluídos.

Eu já fui muitas vezes preconceituosa. E todos os dias vivo e convivo com o preconceito.

Só tendo consciência dele, poderei melhorar a minha sempre falta.

Obrigada pela tua partilha.

God bless you,
T.

Tinoca Laroca disse...

Anita,
Obrigada pela tua sempre carinhosa presença.
God bless you!
T.

Tinoca Laroca disse...

Andrea,

OBRIGADA.

Tocaste no fundo âmago da questão.

God bless you,
T.

Marlene Maravilha disse...

Querida irma,

Hoje, eu diria simplesmente: a começar em mim, quebra coracoes, para que possamos sermos um, como tu és em nós!
Além da sinceridade do coração, Deus se agrada do verdadeiro arrependimento do homem.
Vale muito a pena meditar no teu post!!
Beijos e uma semana agraciada por Deus!

Anónimo disse...

AMEN Marlene, AMEN.

God bless you,
T.

Antonio Mano disse...

O que é um cristão exemplar?
Aquele que em tudo imita a Cristo.
Sem regras, sem exceções, sem diretrizes. É no dia-a-dia.
Também tenho uma particular simpatia pelas "exceções", mas entendo que não se trata de regras nem exceções, se trata de obedecer.
PAZ

Anónimo disse...

Obrigada António.
God bless you,
T.

Marlene Maravilha disse...

Hoje passei para dizer que te amo no amor do meu Senhor, e desejar-te um FELIZ ANO NOVO repleto das bençãos do Pai!
A Ele rendamos graças!
beijos

rui miguel duarte disse...

Tinoca, desejo a ti e ao teus um ano de coisas novas, firmes, ocultas e grandes (Jeremias 33:*), coisas que, mesmo que te surpreendam, sejam prendas de Deus. E crescimento em todas as áreas. Excelente 2010.