Acerca de mim

A minha foto
Who am I? who cares? no matter. He knows who I am, and that, yes, that cares...

segunda-feira, dezembro 08, 2008

O filho... "NÃO" pródigo

"Mas ele revoltou-se e não queria entrar na festa que o pai estava a dar ao irmão. Então, o pai ao dar conta disso, saíu e argumentava com ele tentando convencê-lo a entrar.
Mas ele respondeu ao pai: olha, há tantos anos que te sirvo sem nunca ter prevaricado em sequer um dos teus mandamentos, e tu nunca mataste um cabrito e mo deste para que eu pudesse festejar com os meus amigos, porém vindo o meu irmão, que deseperdiçou os teus bens com prostitutas, tu mandaste matar o bezerro cevado especialmente para uma festa para ele.
O pai respondeu-lhe: Filho, tu estás sempre comigo e todas as coisas que são minhas são tuas. Mas era justo alegrarmo-nos e festejarmos, porque o teu irmão estava como que morto e reviveu, estava perdido no mundo e foi achado."
Lucas 15:28-32
Continuo a ter dificuldades em "engolir" esta passagem. Vezes sem conta, coloco-me na pele deste "desgraçado": após um dia dos "n" dias de trabalho duro na agricultura, com os lombos ao sol e enxada na mão, cheio de calos nas mãos e nos pés, regressa a casa e começa a ver luzes acesas, gente a dançar, mesa farta, uma grande festa!
"- O que se passa, ninguém me disse que iria haver festa!" E começa a andar em passos largos, apressados, meio a correr, todo transpirado, mal-cheiroso, roupas de trabalho velhas, sujas, rotas.
Chega a casa. O pai está a dar uma festa para o filho que anos antes pediu a sua parte na herança (apesar do pai ainda ser vivo!) e que nunca mais quis saber do pai ou da família. Preferiu ir viver à conta do dinheiro, "boa-vida". Prostitutas e afins.
O "desgraçado" que ficou ao lado do pai, da família, e, que ficou a trabalhar arduamente para ajudar o pai, sacrificando a sua própria vida pessoal, os seus desejos, nunca teve uma festa.
Apesar da sua dedicação à família, ninguém se lembrou de o ir chamar para esta festa.
Enquanto ele trabalhava no duro, no campo, a festa já decorria.
Ninguém se lembrou dele.
Não sei se alguém se identifica com este "urso", este "desgraçado", mas eu identifico-me e muito.
E portanto, sinto-me muitas vezes a filha "não pródiga".
E irrita-me quando alguém fala deste filho como o errado. A bíblia não refer nada disso.
Pelo contrário, diz que o pai, ao dar-se conta, saíu e ficou ali a tentar convencer o filho a entrar na festa (culpa? não sei, a bíblia não refer nada, mas podemos reflectir sobre isso).
Mais, o pai tentou fazer com que o filho interiorizasse que tudo o que era seu pertencia-lhe.
A verdade é que este argumento também não me convence muito. Porque é mais do que justo. Se o outro já levou a parte dele, o que sobrou seria a sua parte. Além de que trabalhava para ainda mantê-la.
A única coisa que me pode convencer é o AMOR.
O AMOR não se paga, não depende de uma festa. JEOVÁ-DEUS é assim. É AMOR.
Faz uma festa cada vez que algum dos seus filhos lhe cospe na cara, se dá mal e retorna. Nessas horas até se esquece dos outros que estão sempre com Ele, que estão a trabalhar para Ele, suados, cansados, doloridos, roupagem de trabalho (suja, rota), e, que retornam a casa ao final do dia neste estado, só para O servir, O acompanhar.
Se quando chegas a Casa do Senhor vês uma festa para a qual ninguém te avisou ou convidou, lembra-te das Suas Palavras "-tu estás sempre Comigo, todas as Minhas Coisas são tuas".
A questão é:
Tu tens usufruído de tudo o que DEUS tem e que é teu?
Nesta época natalícia, lembra-te disto.
Lembra-te de abraçar um filho não pródigo, seja ele/ela um filho/filha físico ou um filho/filha espiritual. Porque ele/ela esforça-se muito e não recebe nada em troca a não ser...
Se és um filho não pródigo, diz ao Pai:
"-Pai, eu preciso sentir-me amado/amada, gostaria que marcasses uma festa em minha honra..."
Porque todas as Suas Coisas são tuas.
Vale mesmo a pena...
eu meditar nisto.
God bless you.
Tinoca Laroca

10 comentários:

Anita disse...

Nos teus olhos vejo o céu, as estrelas, vejo o mar, maravilhas de existência que não canso de fitar…

Tua presença é um encanto que recebo todo o dia, um presente do Senhor que me enche de alegria.

Hoje deixo-te muitos beijinhos com sabor a bolo de aniversário. Porque será???
Fica bem. Fica com Deus.
Anita (amor fraternal)

Filha do Rei disse...

Minha querida amiga...também eu me sinto assim...e tantas vezes que não consigo contar...infelizmente...Mas é um processo...vai devagarinho...:)

Anónimo disse...

Anita,
Sofia,
OBRIGADA.

God bless you.
T.

Marlene Maravilha disse...

Que história tremenda esta, nao é verdade? e amar acima de tudo isso é realmente altaneiro. Somente em Jesus conseguiremos.
O posionamento é sempre nosso, porque os mandamentos estao aí para serem seguidos. Muito bem colocado, como sempre.
Deus te abencoe hoje e sempre.
Linda semana!

Anita disse...

Que neste Natal e sempre, nossos corações se encham de amor, e que possamos fazer tudo para ver feliz o nosso próximo, sem poupar esforços.

Um dia maravilhoso.
Beijocas.
Fica bem.Fica com Deus.
Anita (amor fraternal)

Jaime disse...

Que artigo abençoado. Hoje a graça de Deus é para todos. Em Jesus todo homem é convidado para a festa, porém alguns não aceitam. Más Deus enviou seu filho ao mundo para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna! (João 3:16)

Abraços no amor de Cristo

Anita disse...

Com a chegada do Natal tudo fica mais bonito, as cidades e aldeias, as nossas casas com os enfeites e tudo isso tem um sentido único.
Nossa gratidão pelo nosso Salvador Jesus Cristo que O amamos.

Beijinhos e um maravilhoso fim de semana.
Fica bem. Fica com Deus.
Anita (amor fraternal)

Marlene Maravilha disse...

Passo para desejar um Feliz Natal e Um Ano Novo cheio do poder e do conhecimento de Deus! regado de muita saúde, paz e amor!!
beijo enorme!

Lou H. Mello disse...

Desejo a você e seus queridos Natal feliz e um novo ano abundante, através das bençãos de nosso Pai. Agradeço muito sua preocupação e apoio ao longo desses anos. Hoje eu lia um post de um ano atrás, no qual você me dedicou a música "Que maravilhoso mundo" com o Louis Armstrong. Seguramente ela cabe melhor em você. Grande abraço.

Tinoca Laroca disse...

Anita,
Jaime,
Lou
Marlene,
Sofia,

OBRIGADA

pelos rastos deixados por aqui,

God bless YOU.

T.