Acerca de mim

A minha foto
Who am I? who cares? no matter. He knows who I am, and that, yes, that cares...

domingo, agosto 24, 2008

Até logo... prima Rosa.

"Jesus, ao ver chorar, a irmã de Lázaro (Maria) e os judeus que estavam a vir com ela, comoveu-se profundamente no Seu Espírito e ficou perturbado... Jesus chorou."
João 11:33-35
"Aquele que tem conhecimento do bem que deve fazer e não o faz, comete pecado.... chorem e prantêem por causa das vossas próprias misérias que sobre vocês virão."
Tiago 4:17; 5:01
"Ai... se a minha angústia se pesasse de forma correcta e se toda a minha miséria fosse colocada numa balança! Na verdade, seria mais pesada que a areia dos mares"
Jó 6:02-03
Na passada 4.ª feira faleceu a minha prima Rosa.
A minha prima tinha apenas 56 anos de idade. Era crente.
Teve um passado "recambulesco". Não vou contar aqui a sua história, apenas conto-vos que mexeu e remexeu com muitas mágoas na família.
O facto de aceitar Cristo como Senhor e Salvador não veio alterar muito a "dinâmica" das mágoas, do peso das suas decisões passadas (parece-me).
Contudo (parece-me) o facto de ter contraído cancro "ajudou" a família toda (ela inclusivé).
Pelo menos toda a gente passou a ter pena da Rosa. E a Rosa também passou a ter necessidade de procurar aqueles cujas mágoas mais ressaltavam. Nos últimos dias de vida pediu perdão a muitos familiares. E ainda assim, acreditou até ao último momento que não morreria.
Mas morreu.
No velório fiquei ali a observar. De um lado, a família dela, que chorava a sua morte. Do outro , o marido (crente penso eu) com (provavelmente) a sua família e crentes da sua comunidade.
Um fosso estava entre os dois lados. Vendo bem, era uma Irlanda portuguesa. De um lado, os baptistas (penso eu), do outro, os católicos.
No meio, a minha prima.
E eu fiquei ali a observar.
Lembrei-me que não deveríamos chorar na morte de alguém, mas chorar pela vida desse alguém. Pelo que se disse e se fez e não deveria ter sido dito ou feito. Pelo que não se disse e não se fez e deveria ter-se dito ou feito. Pelo que se prometeu fazer e nunca se fez. Chorar a nossa própria incompetência, orgulho.
Disse o pastor baptista (penso eu) que Jesus chorou não por Lázaro, mas por Maria e pelos que estavam com ela. Comoveu-se e perturbou-se ao vê-los a sofrer pela morte de Lázaro. Fiquei a pensar nisto. Jesus chorou pelos vivos, não pelo morto. Isto reforçou o que eu estava ali a reflectir.
O orgulho impede-nos de dizer ou fazer muita coisa. Um "perdoa-me" ou um "amo-te" é difícil quando estamos magoados e queremos que seja o outro a dar o braço a torcer.
Naquele velório eu ouvi muito "minha queridinha", muito "ai, ai, ai", vi muito choro. Mas a minha prima Rosa neste momento já não precisa de nada disso. Será que precisou quando ainda era viva?
Na sua morte ainda havia um fosso, uma "Irlanda Portuguesa".
Jesus chorou pelo choro dos vivos. Quanta miséria guardamos? Como disse Jó, se a minha angústia e toda a minha miséria fosse colocada de forma justa e correcta numa balança seria mais pesada do que a areia dos mares.
E a tua?
Já agora,
Vale a pena meditares no que o teu orgulho de impede?
No fosso que ainda está entre ti e a outra parte?
Vale a pena meditares em quantos entes queridos já choraste e pranteaste?
God bless you,
Tinoca Laroca

4 comentários:

Anita disse...

"Que a estrada se abra à tua frente, que o vento sopre levemente às tuas costas. Que o sol brilhe morno e suave em tua face, que a chuva caia de mansinho em teus campos e até que nos encontremos ... de novo, que Deus te guarde na palma de Suas Mãos!"

Muitos beijinhos cheios de muito amor.
Amiga lamento a morte da tua prima.
Fica bem. Fica com Deus.
Anita (amor fraternal)

Marlene Maravilha disse...

Ainda bem que estamos aqui e podemos mudar a nossa história, meditando sim, para nao passar por todo este episódio que é bastante comum entre nós, os vivos!
Lamento pela morte da Rosa, gostaria que ela tivesse dado a oportunidade para ela mesma, de resolver suas mágoas para viver mais feliz! Mas espero que muitos leiam este post para se por a pensar no quanto é importante amar!
beijos e vai lá conhecer a Valentina!

Marlene Maravilha disse...

Um carinho bem grande para ti!
Deus te abencoe! Lindo domingo!
beijo

T. disse...

Anita,
Marlene,
God bless you,
T.